Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-site-maes

Semente de Chia - Apaixone-se!


Com a chegada do verão muitos recursos naturais podem ajudar a equilibrar as dietas de emagrecimento promovendo antes de tudo a saúde do organismo. 

Sobre a Chia, a sementinha é poderosa, ajudando a combater o colesterol, as doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes.

Na verdade, a chia emagrece porque o gel que ela forma no estômago dá uma sensação de saciedade e isso diminui a fome. Além disso, a chia tem ômega 3 e combate os processos inflamatórios. Como a gordura é uma inflamação nas células, isso é evitado. Outro ponto que ajuda no emagrecimento é a capacidade que o grão tem de desintoxicar o organismo. A chia, como a linhaça, são uma boa fonte de ômega 3. O ideal é que você coloque as sementes no vidro hermético, bem fechado, com pouco ar e coloque na geladeira ou, pelo menos, um lugar fresco longe da luz solar.

 

Benefícios da Semente de Chia

Karin Honorato apresenta formas de consumir e onde encontrar o alimento. Ela também compara o valor nutricional com outros alimentos.

Entrevista a Globo.com Minas Gerais em 16/10/11

chia-4A nutricionista Karin Honorato fala sobre os benefícios do consumo do grão da CHIA. Segundo ela, este alimento é originário da Colômbia e do México e era usado pelos povos que habitavam essas regiões desde 2 mil a.C. Os estudos comprovam que essa semente é muito benéfica ao organismo, devido à grande concentração de nutrientes. Karin compara o valor nutricional da chia com outros alimentos e apresenta os benefícios.

A primeira característica da chia apontada pela nutricionista é que a semente é rica em antioxidantes (substâncias que diminuem os radicais livres e inibem a ação de doenças). "Cem gramas da chia, que equivale em média a 8 colheres de sopa, tem a mesma proporção de antioxidantes de 2,5 quilos de tomate, e o seu valor para poder defender as nossas células é proporcional a maçã, ao alho e a castanha do Pará", diz.

A nutricionista afirma ainda que 100g de chia equivalem a 200g de nozes em magnésio, 0,5 litros de leite em cálcio e 1 kg de espinafre em ferro. "A associação do cálcio com o magnésio na semente de chia favorece muito a saúde óssea. Com isso, conseguimos prevenir, principalmente a osteoporose", explica.

Muito nutritiva, segundo Karin, a CHIA também possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio. "Cem gramas da chia equivalem a duas bananas grandes em quantidade de potássio". De acordo com ela, a chia é o grão mais rico em proteína (20 % da composição).

Esse alimento possui ainda uma grande quantidade de fibras (mais de 40 % da composição), de acordo com Karin. "35 %, em media, média de fibras insolúveis. Que são aquelas que aumentam tanto o volume quanto a frequência das fezes, e aliviam quem tem prisão de ventre, aumenta a imunidade e favorece a flora bacteriana, fazendo com que a pessoa absorva menos glicose. Isso favorece a perda de peso", explica.

A chia também possui fibras solúveis, segundo Karin. "Aquelas que entram em contato com o líquido do estômago e do intestino e formam um tipo uma massa gelatinosa que retarda o esvaziamento gástrico. Com isso, a pessoa fica saciada mais tempo", afirma,

Outro nutriente identificado na composição da chia é o ômega 3, conforme a nutricionista. Ela recomenda 2 colheres de sopa por dia para que a pessoa reduza os níveis de triglicérides.

Consumo diário

O consumo da chia traz muitos benefícios às pessoas. Ajuda o bom funcionamento do organismo e evita doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, melhora a pressão e até ajuda a emagrecer, segundo Karin. "Só que para você receber todos esses benefícios a sua dieta tem que estar equilibrada", diz.

A semente e o óleo de chia podem ser encontrados em casas de produtos naturais. O grão pode ser consumido com frutas, sucos, vitaminas, ou ainda em receitas de bolos, pães e farofas.

Segundo Karin, entre duas e quatro colheres de sopa da semente e/ou duas colheres de sopa de óleo de chia por dia já proporciona excelentes benefícios à saúde.

chia-2A Chia pode ser encontrada em três formas no mercado: in natura (grãos), óleo e farinha. Porém, independente da forma do produto, ela deve ser consumida pelo menos 30 minutos antes das refeições diárias, seja o café da manhã, almoço ou jantar.

Grãos: pode ser consumido puro ou misturado a algumas frutas de sua preferência. O recomendado é consumir uma colher de sopa da semente 30 minutos antes de cada refeição;

• Óleo: esse produto pode ser usado como tempero em saladas, é só acrescentar uma colher de sopa independente da quantidade de folhas. Mas fique atento, a versão liquida não conta com os benefícios das fibras, que são encontradas nas farinhas e nos grãos. Os outros componentes permanecem inalterados, como o Ômega 3;

Farinha: pode ser adicionada uma colher de sopa em alimentos como iogurtes, vitaminas e saladas. Possuem todos os nutrientes da semente.

Conheça mais propriedades da Chia:

• Mais potássio que a banana (2 vezes mais);

• Mais ferro do que o espinafre (3 vezes mais);

• Maior quantidade de cálcio que o leite integral (6 vezes mais);

• Mais ômega 3 do que o salmão (8 vezes mais);

• Ela absorve mais água do que próprio peso (12 vezes mais);

• Mais magnésio do que o brócolis (15 vezes mais)

 

TABELA NUTRICIONAL DA CHIA

 tabelachia

 

chia-1É o ômega 3 que transforma a chia em um alimento especial, capaz de combater a inflamação nas células, deixando o organismo menos resistente à perda de peso. A Chia ajuda a equilibrar os níveis de insulina – hormônio que, em excesso, estimula o acúmulo de gordura onde a gente menos gosta, na barriga! A recomendação de uso? Duas colheres de sopa por dia. Uma no café da manhã e outra ao longo do dia.

Como consumir a semente no dia a dia

no café da manhã

• Polvilhe uma colher de sopa no iogurte, na coalhada ou na fruta picada.

• Ou, ainda, acrescente no preparo da omelete.

no lanche da manhã ou da tarde

• Bata no suco de fruta e no shake.

no almoço ou jantar

• Sirva o arroz com chia. Cozinhe o arroz com você está acostumada e, depois de pronto, polvilhe a semente.

• Também vai bem polvilhada na salada de folhas verdes.

A Chia é uma semente. Após aberta, é interessante que se coloque em recipiente fechado que evite a contaminação e armazene em geladeira.

No caso da farinha, coloque em potes bem fechados, com barreira de luz, armazene em geladeira e consuma em até 30 dias.

 

Vídeo Receitas com Semente de Chia

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee