Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-site-maes

Qual é o seu Combustível?

QUAL É O SEU COMBUSTÍVEL?

conbustivel-1Conceição Trucom nos brinda com este artigo maravilhoso!

São muitos os fatores que proporcionam aos que vivem em países emergentes e desenvolvidos, maior expectativa de vida, hoje ao redor dos 70 anos. E, grande parte das pessoas, diante desta longevidade, desejam se manter jovens desde bem cedo, na maioria das vezes, usando recursos cirúrgicos, artificiais.

Entretanto, ao comprar um carro usado, apesar de valorizar o bom estado da lanternagem e acabamento interno, será no motor e na suspensão que colocarei atenção máxima. Assim, independente da aparente juventude externa, considero importante cuidarmos da nossa lucidez, qualidade de vida e felicidade interna.

Afinal, de que adianta estar sarado e senil? Uma situação alarmante que já atinge pessoas aos seus 40, 50 anos de idade. As causas deste envelhecimento e desgaste precoce do cérebro são várias, se olhamos de perto. Porém, na essência, trata-se de uma questão básica: Qual é o seu combustível? Qual é o combustível que você vem usando nos últimos anos?

Um fato: você pode ter acabado de comprar uma Ferrari Conversível modelo 2013. Mas, se ela não estiver com o combustível correto no tanque, nem sairá da loja. E sabemos que, quanto melhor a máquina, mais será necessário um BOM combustível, correto?

Você está usando o combustível adequado à pessoa especial que deseja Ser?

conbustivel-2De forma bem simplificada, o cérebro humano é constituído de células lipoprotéicas (proteína-gordura) e, quando bem tratado, de muita água e minerais dissolvidos no líquido crânio-sacral, que é o "sangue do cérebro". Isto porque o funcionamento do cérebro acontece via reações eletroquímicas, onde a água conduz e os minerais geram a eletricidade (as sinapses).

Sem desejar dar agora uma aula de bioquímica, o que desejo passar é que o melhor combustível para nosso cérebro seriam alimentos ricos em:

1) Lipoproteínas como as sementes oleaginosas (também chamadas frutas oleaginosas), para manter jovens e facilmente regeneradas, repostas as suas células. Melhor ainda se estas sementes estão previamente hidratadas e/ou germinadas e;

2) Água, idealmente estruturada ou hexagonal, e multiminerais de fácil e rápida assimilação, fartos nas frutas frescas, maduras e cruas da estação.

 

"Saiu o Semeador a semear. Semeou o dia todo e a noite o apanhou ainda com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranqüilo, sem pensar na colheita, porque muito tinha colhido do que outros semearam".
Cora Coralina

conbustivel-4As sementes oleaginosas são reservatórios perfeitos de energia telúrica (da terra), proporcionando muitos elementos do reino mineral, enraizamento e bases estruturais. As frutas são reservatórios perfeitos de energias solar e cósmica, favorecendo a nossa fluidez, desintoxicação e leveza + doçura do Ser.

Podemos ter este combustível TOP QUALITY, desde jovens, diariamente? Mesmo que o poder aquisitivo seja baixo?

Não sei em outros países, mas no Brasil posso responder com um grandioso SIM. Um país tropical onde há frutas da estação o ano todo, incluso nos quintais e calçadas de todas as cidades.

Infelizmente, quanto mais pobre a comunidade, menos árvores plantam, menos ecosustentáveis são. Contudo, basta surgir uma ong, uma organização social nesta comunidade, que rapidamente se materializam as hortas e pomares para gerar nutrição e crescimento, sustentáveis... em todos os sentidos!

Outra notícia boa: o Brasil é rico em sementes oleaginosas como o girassol, gergelim, castanhas de caju e do Pará, linhaça e até nozes como a pecã e a macadâmia. Nos estados mais pobres do nordeste brasileiro, é justo onde abundam as castanhas, o amendoim e o gergelim. No sul e sudeste, temos o girassol, a linhaça e as nozes brasileiras. E, no centro-oeste, está acontecendo a valorização das sementes do cerrado, como é o caso da semente de baru, a mini castanha de caju, entre muitas.

Entretanto, aos ricos e pobres lhes falta a visão e o bom hábito de USAR e consumir BONS COMBUSTÍVEIS, que proporcionem boas condições de disposição, de vitalidade existencial, juventude interna bruta e de manutenção da saúde do cérebro e organismo como um todo.

Se o cérebro é como uma pilha eletroquímica, o que você escolhe ser: uma pilha "made in Tawain" ou uma "pilha Duracel"?

Assim como o uso constante de um combustível de baixa qualidade danifica e reduz a vida útil de um motor, os maus hábitos alimentares resultam no mesmo final infeliz... Incluso, observe que louco o organismo é:

Com a idade, estes maus hábitos reduzem a capacidade do ser humano DE SENTIR SEDE e manter-se minimamente hidratado para o bom funcionamento do cérebro e suas importantes sinapses.

A boa notícia é que o cérebro humano tem uma capacidade notável de se regenerar e se reconstruir: mude sua forma de se alimentar, mude seu combustível... e rapidamente perceberá mudanças no seu desempenho global.

Luis A. Weber Salvi comenta: tenho buscado demonstrar, através de obras como "O Evangelho da Natureza" e "Os Frutos do Paraíso" (editora Agartha), que "o ser humano é frugívoro por essência, vegetariano por extensão e onívoro por adaptação". O seu caráter aparentemente onívoro, deve-se mais ao seu livre-arbítrio, do que propriamente à sua natureza intrínseca.

A ciência da balística ensina que para atingir o alvo, devemos mirar além (acima) dele. O alvo é o vegetarianismo (o "real"), e a mira é o frugivorismo (o "ideal"). Felizes os que podem alcançar o ideal áureo, mas se as pessoas puderem ao menos buscar e viver o real (e não o infernal), nada mais irá tão mal!

Assista agora a esta entrevista que dei à Cátia Fonseca na TV Gazeta: Como Turbinar Mente & Cérebro

 

"E que a minha loucura seja perdoada.
Porque metade de mim é amor e a outra metade... também."
Oswaldo Montenegro

Conceição Trucom 

Química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, qualidade de vida e bem-estar. Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
www.docelimao.com.br 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee