Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-siteaquarius

Cheirinho de Limão é tudo de BOM para...

CHEIRINHO DE LIMÃO É TUDO DE BOM PARA...

imagem-2
Conceição Trucom nos revela como o limão pode atuar favorecendo a harmonia interna, nos auxiliando a lidar melhor com as adversidades da vida, superar mais rapidamente os acontecimentos que podem causar distúrbios e tirar a paz interior.

A maioria dos óleos essenciais (OEs) são, de alguma forma, purificadores, desintoxicantes e modificadores da estrutura interna: física e metafísica... Da casca do limão se extrai um poderoso óleo essencial (OE), classificado como um dos grandes agentes depurativos e purificadores do sangue, sendo considerado um verdadeiro modificador das funções excretoras. Assim, sua primeira indicação é como um excelente fitoterápico para limpeza, desintoxicação e manutenção do bom funcionamento dos corpos: físico, emocional, mental e espiritual.

O uso correto do OE de limão estimula os tecidos do organismo a passar por um processo de limpeza e desintoxicação potencializando sua habilidade funcional nos principais caminhos de eliminação do corpo humano que são os 5 sistemas excretores: hepático, renal, respiratório, pele e intestinos.

O OE de limão além de atuar como purificador hepático, linfático e dos sistemas excretores, também age como estimulante do sistema imunológico, via fagocitose, que é a habilidade das células brancas do sangue para devorar, triturar, engolir e limpar o organismo dos germes, toxinas e detritos do metabolismo.

No plano físico, pioneiros aromaterapeutas franceses como Gattefossé e Valnet, valorizavam muito a utilização do OE de limão para tratar tuberculose e outras doenças infecciosas. De acordo com Jean Valnet, vaporizar o OE de limão no ambiente pode eliminar a bactéria deMeningococcus em 15 minutos, bacilo do tifo em uma hora, Staphylococcus aureus em duas horas e a bactéria do Pneumococcus em três horas.

Propriedades do limão via suco, casca e OE:

No meu livro O PODER DE CURA DO LIMÃO explico, detalhadamente, como acontecem as diversas funções terapêuticas desta fruta solar como agente: antiviral, bactericida, antiséptico, imunoestimulante (eleva a produção de leucócitos), hemostático (anti-hemorrágico), purificador do sangue e linfas, antiesclerose (previne o endurecimento dos tecidos devido à inflamação crônica), sudorífero (promove sudorese, estimula a circulação periférica), febrífugo (reduz a febre), poderoso hipotensivo (redutor de pressão sanguínea), carminativo (promove alívio à flatulência), adstringente (inibe o acúmulo de fluidos e promove a dissolução de acúmulos de células adiposas), diurético, desintoxicante, antiácido (mineralizante), estimulante do pâncreas e sistema hepático, estimulante sanguíneo venal.

imagem-4E muito se deve ao fato do limão ser o mais potente agente alcalinizante da natureza.

Um organismo ácido perde sua reserva de alcalinidade e fica suscetível ao ataque de vírus, bactérias e fungos. Portanto, propenso a desencadear doenças degenerativas como diabetes, câncer, AIDS, arterioscleroses, artrites, osteoporose e fadiga crônica. Saiba mais aqui.

Harmonizador do Emocional

Mas, o simples ato de cheirar 1 limão desencadeia outras curas como, as de fundo emocional, pois o OE de limão é um harmonizador do emocional, quando estabiliza e equilibra reações extremadas (polarizadas), causadas pela falta de controle emocional. Sua ação estabilizadora ocorre pelo fato de que tem profunda ação desintoxicante e refrescante no fígado, órgão armazenador da corrosiva emoção primal da raiva.

Seres que vivem em harmonia interna, lidam melhor com as adversidades da vida, superam melhor e mais rapidamente os acontecimentos, que podem causar distúrbios e tirar a paz interior.

O OE de limão é conhecido por sua extrema eficiência para acalmar mentes "atoladas" por compromissos, encargos, prazos, responsabilidades, tomada de decisões e obstáculos a serem vencidos.

Seu aroma acalma, refresca e dispersa confusão e dúvidas. Libera a mente da pré-ocupação conferindo novos insights e promovendo visão mais clara para a busca de soluções construtivas para a conquista da paz interior.

Ação do limão na psicoaromaterapia, segundo Jennifer Jefferies:

O OE de limão alivia surtos de emoções irracionais. Quando nos sentirmos fora do caminho, com sensações de irracionalidade, este OE limpa e clareia a funcionalidade mental, proporcionando habilidade na concentração e foco nas atividades a serem conduzidas.

Promove o resgate do poder da mente e a liberta das dúvidas - é apropriado evitarmos situações de enredamento nos afazeres da vida - o ambiente interior precisa estar funcionalmente sereno, de forma a poder responder aos chamados da vida de maneira racional, para alcançarmos resultados mais positivos e inteligentes na vida.

O OE de limão atua como organizador dos hemisférios esquerdo e direito (despolarizador), conferindo equilíbrio, foco, assertividade e criatividade para atividades do dia a dia. Aplicado para cuidar do sistema linfático - o oceano da vida - promove limpeza e proteção. Quando este oceano não funciona adequadamente, ocorre a congestão ou estagnação linfática.

imagem-1
O limão é um grande aliado nos cuidados do fígado, órgão responsável pelo processo de desintoxicação, neutralização e eliminação de uma grande quantidade de toxinas do organismo. Quando fígado e sistema linfático não funcionam de acordo, e perdem sua capacidade de lidar com o excesso de toxinas, o fígado, então, trabalha para promover o desvio destas toxinas e redirecioná-las para outros pontos de eliminação do organismo.

Elas podem ser direcionadas para as membranas mucosas ou para outras saídas de emergência. Este processo, segundo Salvatore Battaglia é denominado como verter em outra direção, mais conhecido como o processo das inflamações ou ites.

 

 



Texto extraído e adaptado do blog da aromaterapeuta Vera ONeill, de sua Apostila do Curso Básico de Aromaterapia.
Referências da autora: Spiritual Bioenergetics of Homeopathic Materia Medica Volume II by Dr. Yubraj Sharma e net.
The Complete Guide to Aromatherapy. Salvatore Battaglia.
Aromatherapy Insight Cards - Jennifer Jefferies.

foto-conceicao

CONCEIÇÃO TRUCOM   -    www.docelimao.com.br

Confira AGORA uma super DICA da aromaterapia para uso pessoal, uma Sinergia para tratar Ansiedade e Insônia que contém OEs de limão, laranja e lavanda, mas que trata também, todos os aspectos mencionados neste artigo, como ambientes doentes, mentes polarizadas, espíritos sem fé, esperança ou paz... 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee