Face-logo2             logo-youtube-semfundo   

banner-site-maes

Artigo: Laniakea – Saiba Onde Você Mora para dar Seu Endereço!

MAPEANDO AQUILO QUE VOCÊ NÃO CONSEGUE VER,
NÃO CONSEGUE CONHECER,
NÃO CONSEGUE VISITAR

LANIAKEA-1



Astrônomos da Universidade do Havaí recentemente fizeram o primeiro mapa cósmico, não apenas da nossa Galáxia Via Láctea, mas de um massivo "superaglomerado" de galáxias de cair o queixo, que foi chamado de Laniakea, que no idioma nativo havaiano significa "paraíso imensurável". Assista a esse curto vídeo e veja que estamos lá na borda, lá no final, de um grande ramo de rodopiantes estrelas, uma pequena semente pendurada numa imensa árvore de luz.

É difícil imaginar a enormidade disso. Cada um dos pontos de luz nesse vídeo é uma galáxia individual, e cada galáxia contém milhões, bilhões, até trilhões de estrelas. E isso está somente no nosso cantinho local de um universo ainda mais vasto, com outros inumeráveis superaglomerados por aí afora.

Laniakea tem cerca de 500 milhões de anos luz de comprimento, um tamanho estonteante, e que contém a massa de 100 quatrilhões de Sóis (como o do nosso sistema solar). Isso é muita massa....

"Vivemos em algo chamado 'a teia cósmica' onde as galáxias se conectam por mechas separadas por gigantescos vazios", disse o autor-chefe do estudo, Brent Tully.

Logo, na próxima vez que você assinar algum documento, ou e-mail, melhor escreve assim: "(Seu nome), (Seu endereço – rua e estado), Brasil, Terra, Sistema Solar, Braço da Espiral de Orion, Via Láctea, Grupo Local, Superaglomerado de Virgem, Laniakea, Universo".

Este é o seu verdadeiro endereço.

Fonte:
http://www.nature.com/nature/journal/v513/n7516/full/nature13674.html

Vídeo em Inglês

Vídeo em Espanhol

 

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube. Mais de 300 entrevistas!

1youtubee